Desvendando a Beleza Consciente: o Mundo da Maquiagem Vegana por Manu Macz.
- Meu Evento Perfeito
- Jan. 3, 2024
A maquiagem vegana no seu evento não só realça a beleza, mas também expressa um compromisso com práticas éticas e sustentáveis. Isso envia uma mensagem de consciência ambiental, respeito aos animais e promove uma atmosfera de beleza alinhada a valores éticos, contribuindo para a construção de um momento mais harmonioso e consciente.
Muitas empresas líderes na indústria de cosméticos estão adotando abordagens veganas, oferecendo opções de maquiagem de alta qualidade que não comprometem ética ou qualidade. Essa mudança reflete a crescente demanda por produtos mais sustentáveis e éticos, proporcionando aos consumidores uma variedade de escolhas de maquiagens produzidas com ingredientes naturais e livres de produtos químicos agressivos que beneficiam a saúde da pele, proporcionando um visual radiante.
O movimento vegano é o ativismo contra qualquer tipo de exploração animal por parte dos seres humanos, principalmente por meio das indústrias agropecuária, farmacêutica, de moda e beleza. Ele anda lado a lado com a causa de defesa dos animais e com a causa ambiental.
Esse movimento confronta a ideia de humanos se colocarem no topo da cadeia evolutiva dos seres vivos e defende que todas as formas de vida que habitam o Planeta são igualmente importantes pra trazer ordem no ecossistema. Por isso, quando existe uma superexploração de uma espécie sobre a outra, além de toda a crueldade desnecessária, ocorre um desequilíbrio no Planeta.
Qual a diferença entre Cruelty-free e Vegan?
A principal diferença entre os dois conceitos é que, enquanto Vegan é tudo aquilo que não usa exploração ou consumo de animais, o termo Cruelty-free é uma autenticação de produtos que não são testados em animais em nenhuma etapa de sua fabricação.
Ou seja: tudo o que é Vegan é Cruelty-free, mas nem tudo o que é Cruelty-free é Vegan.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o setor de produção animal e um dos maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais, em todas as escalas da local à global.
Segundo a ciência, os benefícios do veganismo para o meio ambiente são os seguintes:
* o veganismo propicia um menor uso da terra;
* diminui as emissões de gases de efeito estufa;
* promove a mitigação das mudanças climáticas e do aquecimento global;
* reduz o desmatamento;
* preserva a biodiversidade;
* reduz a contaminação da água, do solo e do ar, que se dá pela produção de carne e de outros produtos animais;
* previne a escassez de recursos hídricos;
* é mais sustentável e ecologicamente correto;
* previne a transmissão de doenças entre espécies e humanos;
* colabora com a redução da resistência microbiana que é promovida pelo uso de antimicrobianos na criação de animais.
Outro ponto importante é que você não precisa fazer tudo! Ser totalmente vegano é incrível, mas cada pessoa deve saber o que é possível dentro da sua rotina, vida financeira e necessidades diárias. Se pra você ser totalmente vegana não é uma possibilidade, não tem problema. Só de evitar o consumo de carne em algumas refeições, preferir produtos veganos sempre que possível e falar sobre a causa por ai, você já ajuda o movimento, o Planeta e os animais.
Pequenas ações individuais, quando somadas, têm o poder de gerar grandes resultados. Cada escolha ética contribui para um impacto positivo no mundo e no futuro que você quer para você e seus filhos. É uma lembrança inspiradora de que a mudança começa no nível pessoal e se propaga para criar um impacto coletivo significativo.
Consciência é o caminho, e no nosso caso, beleza também.
Texto e Fotografia por: Manu Macz.